Iniciada reforma da sede regional do Samu‏

Prédio apresenta problemas sérios em sua estrutura
Secom/Gidelzo Silva

Com recursos próprios do município, a Secretaria de Saúde de Ilhéus realiza a reforma e expansão da sede do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu-192). Localizada na Avenida Litorânea Norte, bairro do Malhado, o imóvel passa por melhoria nas instalações elétricas e hidráulicas, e pintura em toda sua estrutura, após determinação do prefeito Jabes Ribeiro. Na unidade será montada sala de capacitação para os funcionários, com o objetivo de repassar novas técnicas de atendimentos de urgência que são preconizadas pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde da Bahia.

O coordenador regional do Samu Ilhéus/Valença, Marcos Vinícius Gonçalves Pinto, informou que também será implantado o serviço de informatização na sede. “Inclusive, já recebemos o aparelho PABx que fará a captação de toda a regulação médica junto com a ligação telefônica que o usuário faz por meio do número 192. Um dos objetivos é respaldar o trabalho do médico ou outro profissional da unidade, caso sofra algum tipo de coação por parte das solicitações”.

Por sua vez, o secretário de Saúde, Antonio Ocké, ressaltou que mesmo com a execução dos serviços, as equipes do Samu-192 continuam prestando atendimento à população normalmente. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em cerca de 60 dias.Fundada em 2005, a sede da Central de Regulação de Urgência Ilhéus/Valença faz a cobertura de atendimentos pré-hospitalar de 21 municípios, e integra a macrorregião sul composta de sete bases regionais.